Com base no texto publicado por Aloísio Ruscheinky (2012) Educação Ambiental: Abordagens Múltiplas fala referente a mobilização ambiental e a necessidade de uma ação pedagógica voltada diretamente para a Educação Ambiental. Levando-se informações baseados em pesquisas feitas sobre o que tem se visto do meio ambiente e com isso contribuir para que se construa uma nova percepção sobre o assunto.Para Ruscheinky, torna-se complicado compreender os objetivos da educação, dos movimentos e significados envolvendo o ambiente sem expor os interesses privados e regulamentos estatais entre a utilização dos recursos naturais e preservação, as atividades e organizações sociais entram em conflito com o conjunto de órgãos a favor da Educação Ambiental.
Ruscheinky informa a importância do interesse solidário em construir conhecimento para que possamos coloca-la em prática para adquirirmos uma boa qualidade de vida ambiental e ter esperança de cidadania continua.
Além disso, as pesquisas feitas e grupos de especialistas na educação parece não reconhecer a necessidade imediata para a novidade abordada "A Educação Ambiental".
Usando o método adequado para a obtenção de melhorias usa-se entrevistas e pautas com os assuntos para espalhar as informações, visa também observar a participação no assunto em destaque e a aprendizagem imposto pelo grupo social para um começo.
O texto aborda um novo modelo de pedagogia, a chamada ecopedagogia, vem a fim de aplicar na sociedade uma nova ética onde sociedade,indivíduo e meio ambiente se interagem através dos recursos naturais. Com eventos interativos e discussões sobre educação,ética e ambiente numa visão importante há o intuito de avaliar o cotidiano assim tornando ao alcance internacional, gerar oportunidades nas universidades para juntos nessas discussões se faça nascer temas fundamentais para o nosso dia-a-dia melhorando nossos pensamentos para a Educação Ambiental. Há uma perspectiva de estabilizar o ambiente com qualidade de vida e conservação da natureza de forma ética.
O novo sistema doca na questão ecológica e também na necessidade de órgãos públicos nessa questão ambiental, visando mudanças sob pressão em setores da sociedade civil, logo os debates e pautas feitos tornam-se insuficientes, é necessário ação política para colocar em prática propostas benéficas para que no futuro seja colhido bons frutos.
O processo educativo expressa a necessidade de um método pedagógico envolvido diretamente com a ética ambiental , já que encontra-se inserido no tema ecológico. Consequentemente altera-se o nível da consciência social, confrontando de forma compreensiva a reciprocidade do enriquecimento entre natureza e humanização.
No texto também inicia-se uma analise para que haja a consciência de que a natureza é o meio que vivemos e que cada ação benéfica ou prejudicial acaba afetando a todos e assim aos poucos vai se fazendo o novo modelo de ética ambiental, necessita-se compreender, tem consciência e adotar práticas adequadas socialmente.
Ruscheinky relata que sem a ecopedagogia em caráter emergencial impossibilita o trabalho para despertar na sociedade um olhar diferente para o meio ambiente visto que a sociedade se preocupa pouco com a escassez dos recursos naturais, requer que a instituição faça a distinção dos indivíduos sociais capacitados no assunto para assim criar estratégias e métodos a serem adotados para que a reeducação para preservação do meio ambiente.
Também associa a crise ambiental com a da civilização onde as características são semelhantes, a industrialização, domínio da natureza, tecnificação, racionalização e concentração urbana mas logo isso apenas ignifica que ambos estão sendo denominados pilares da sociedade. A universidade é a ferramenta que mais encaixa no progresso para uma sociedade mais atualizada na diferença social.
Diz que para a Educação Ambiental a importância desse novo projeto é proporcionar ao ensino estudar a fundo e divulgar projetos para melhorias, visando consciência ecológica, programas voltados para o consumismo, preservação e coleta seletiva.
E que a ecopedagogia nascerá em tensão, conflito e atrito com a perspectiva institucional. A instituição terá que descobrir quais os públicos e setores econômicos e sociais que mais afeta a degradação ambiental, e que ela tem como objetivo essa consciência ecológica de forma ampla, profunda e difusa com o intuito de mudanças culturais que afetem a mente, o comportamento em pensar e agir, visão do mundo, representação social, solidariedade e participação, requer destacar a contribuição dos indivíduos na construção de um novo futuro e reconstrução das relações sociais.
E de acordo com as informações, pode-se concluir a grande importância na implantação da ecopedagogia, tendo como base a inserção logo no inicio da vida educacional, como um movimento revolucionário pois a ecopedagogia que educar e renovar hábitos aprendidos ao longo do tempo para a melhoria ambiental, para que se tenha o que sustentar e preservar, adotando novos hábitos, novos ensinamentos, nova cultura em prol do meio ambiente tem-se a perspectiva de mudança, educação ambiental e preservação.
Referência : RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação Ambiental:Abordagens Múltiplas.Porto Alegre: Artmed, 202.
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