sexta-feira, 31 de maio de 2013

Artigo sobre : De que forma a chamada sustentabilidade sócio-economico ambiental pode contribuir no processo das empresas






Este artigo tem o objetivo de analisar o Conceito de Sustentabilidade nas Organizações Empresariais, apresentando as principais dimensões presentes, ou seja, os aspectos sociais, econômicos e ambientais, procurando compreender a importância e as implantações da sustentabilidade nas empresas e na vida da sociedade.



Para compreender o significado de sustentabilidade nas organizações empresariais e na vida humana, faz-se necessário aprender e verificar o conceito da mesma e tentar decifrá-la. Pois bem, sabe-se que para a continuação da espécie humana é imprescindível que o homem preserve a natureza, pois o mesmo encontra-se inserido, é a partir da natureza que o homem extrai os meios de sobrevivência além de também modificá-lá e transformá-lá. 

" O homem vive daquilo que extrai da natureza, Tudo
que é matéria provém da natureza. Não existem fatores
de produção senão a natureza e mão-de-obra do homem.
Toda atuação humana impacta na natureza, é ética e
necessária." ( Fenker, 2007 )
No entanto, é possível compreender que devido à alta destruição da natureza, as futuras gerações estarão ameaçadas de possuírem uma qualidade de vida não-favorável. Entende-se, desta forma, porque a sustentabilidade atualmente é um dos temas mais discutidos e implementados em múltiplas empresas e também porque há uma preocupação entre as várias instituições de defesas ao meio ambiente, além de apreensão de diversos países que sofrem com os efeitos colaterais da péssima preservação do meio ambiente.
O conceito de sustentabilidade, conforme Manzzini e Vezzoli, (2007), " refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo a resiliência do planeta permite e ao mesmo tempo não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras."
Logo o assunto gira em torno da sobrevivência do meio ambiente, das fontes de recursos naturais e a capacidade das empresas crescerem economicamente sem destruir o que é natural, por isso é necessário as ações e práticas como a prevenção da poluição, do solo e do ar, a separação e reciclagem de resíduos e tratamento de  produtos químicos perigosos em lugares adequados para que não haja o vazamento que prejudica o solo.
Existem três dimensões que estão englobadas no âmbito da sustentabilidade: a econômica, a social e a ecológica.
 No que concerne ao aspecto econômico, resulta não só na economia formal mas também da atividades informais, do qual os indivíduos que trabalham para ter suas próprias rendas decorrendo nos rendimentos para custo de vida da sociedade, onde tem que ser economicamente viáveis.
No aspecto ecológico,  desperta as empresas para consolidarem o impacto de suas atividades no meio ambiente fazendo com que as organizações integrem na rotina a administração ambiental no trabalho, buscando a não- contaminação de qualquer tipo de ambiente natural.
Em relação à dimensão social as empresas devem proporcionar qualidade e melhores condições de trabalho, onde deve-se ter dimensões da distribuição de custos e benefícios no meio interno e externo da sociedade, ou seja, dentro e fora das empresas.
Compreende-se que o desafio ambiental tem como foco o acesso a consciência dos cidadãos a partir de um intenso trabalho de educação ambiental. Noção de sustentabilidade necessita de desenvolvimento com capacidade de suporte. As empresas hoje não devem apenas pensar nos seu lucros, mas sim planejar suas atividades de maneira sustentável pois assim todos nós teremos pontos positivos e vamos obter um crescimento sustentável, assim todos serão favorecidos com benefícios a longo prazo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário