sábado, 4 de maio de 2013
Educação para a sustentação do ambiente
A educação ambiental visa envolver os seres humanos com conhecimentos,atitudes e habilidades para sustentar e preservar o meio ambiente. Ao ser repassada para todos os públicos, seja nas escolas, nas universidades, nas empresas, constrói se cidadãos com o conhecimento necessário para que assim apliquem na sociedade o aprendizado para adquirir-se o bem presente e futuro e manter os recursos naturais em ótimas condições. Com a lei 9.795 vigorada em 27 de Abril de 1999, tornou-se obrigatório o ensinamento à população sobre o que danificamos com determinados atos e como nos educarmos para ajudar diretamente a tratar o ambiente, já que o mundo se torna uma herança de todos.
O desenvolvimento sustentável surge a partir da necessidade das pessoas utilizarem dos recursos naturais para o crescimento do mundo economicamente, com o cuidado, manutenção e conscientização pode-se obter esse objetivo visando mantê-lo , a longo prazo, em condições saudáveis para o uso de todos sem o uso irracional que degrada e impede que isso permaneça. Utiliza-se muito papel, devasta-se mais florestas, gasta-se mais água, movimenta-se mais carros pelas cidades e o combustível não para de ser usado com frequência afetando o ar com gases de efeito estufa e, assim, cada dia mais vamos destruindo aos poucos o meio ambiente que vivemos e que guardamos para as gerações futuras, o mais importante é que a preservação tem que ser feita agora pois a restauração será complicada, o que é natural não é produzido e sim preservado.
As empresas podem ajudar nesse desenvolvimento sem afetar a economia, usando os recursos naturais e os conservando de maneira inteligente. Para aquelas empresas que utilizam a economia de forma direta, deve-se racionalizar o uso deles, restaurar sempre que necessário, ter cuidado com o descarte de resíduos tóxicos e as outras usar de métodos sustentáveis para funcionamento e desenvolvimento como uso de lâmpadas fluorescentes, trocar o uso do papel por e-mail corporativo separar materiais descartáveis dos orgânicos para a reciclagem, entre outros. Agindo assim, as empresas interferem diretamente na sustentação do ambiente e mantém a economia estável.
Com a exaustão dos recursos naturais que temos, a educação ambiental constitui uma maneira de sensibilizar a população mundial, já que de forma consciente estamos degradando esses recursos que também serão úteis para as futuras gerações. A natureza nos chama atenção para nos reeducarmos, pois os recursos naturais estão se esgotando, quando jogamos lixo nas ruas, poluímos os rios e poluímos a natureza, consequentemente devastamos o planeta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário